Blog da Usinagem


Dia do Aposentado deve ser celebrado como um dia de lutas

Mobilização

 

Mobilização

Dia do Aposentado deve ser celebrado como um dia de lutas

 

Nesta terça-feira, 24 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional do Aposentado. A data foi instituída pela Lei 6.926, de 30 de junho de 1981, pelo então deputado Benedito Marcílio. Apesar de algumas conquistas significativas, os aposentados - sobretudo os do setor público - ainda tem muito por que lutar.

A data é especial para o Sintsef-BA, a Condsef e a CUT, entidades que lutam com bravura para defender os aposentados do serviço público federal. O sindicato se empenha para que o governo cumpra com a sua responsabilidade e garanta melhores condições de vida aos que já deram sua contribuição ao país.

A luta pela paridade – direito assegurado pela constituição do país e sistematicamente descumprido – tem sido um dos pilares dessa luta do Sintsef-BA. Graças à pressão coletiva dos trabalhadores, o reajuste para os aposentados do serviço público permanece atrelado aos concedidos aos demais servidores, ainda que com valor reduzido.

Pedro Moreira, Coordenador de Assuntos de Aposentadoria do Sintsef-BA, destaca o papel do aposentado e pensionista na sociedade. “Ao contrário do que dispõe o senso comum, a aposentadoria não pode mais ser vista como um sinônimo de inatividade. Ao se aposentar o trabalhador sai do emprego, mas encontra outras inserções sociais importantes à sua espera, como a participação política em movimentos sindicais e populares”, diz.

A economista e demógrafa Ana Amélia Camarano do IPEA, especialista em envelhecimento, lembra que viver muito é a maior conquista social da segunda metade do século vinte; o idoso, hoje no Brasil, representa 11% da população e é o principal provedor em 25% dos lares brasileiros. São fatos novos como esses que revelam a necessidade de uma nova consciência social em relação ao valor e respeito aos idosos.


Ajusef-BA

Será inaugurada na tarde desta quarta-feira, 25, em Salvador, o espaço da Assistência Jurídica do Servidor Federal no Estado da Bahia (Ajusef-BA), localizado na sede do Sintsef-BA. Atendendo a uma antiga reivindicação dos seus filiados, o Sintsef-BA firmou convênio com o escritório de advocacia Cruz e Seixas S/C para garantir o atendimento jurídico também nas áreas de família, cível, crime, trabalhista, juizados de defesa do consumidor cível e federal. A Ajusef-BA funcionará como um plano de serviços advocatícios pactuado com os filiados ao Sintsef-BA através da assinatura de um contrato de adesão e o pagamento de contribuições individuais mensais de R$ 17,00. O formulário de adesão já está disponível em nosso site para download  (visite a nossa página na internet ou clique aqui  para acessar).


Reunião

Entidades nacionais reúnem-se hoje em Brasília para definir a data de lançamento da Campanha Salarial 2012.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.