Relação entre sindicato e base precisa ser via de mão dupla


A assembleia do Sintsef-BA, realizada ontem em Salvador, que marcou o Dia Nacional de Lutas com Paralisação, levantou uma falsa polêmica. Alguns filiados queixaram-se da postura do sindicato...
Mobilização
Relação entre sindicato e base precisa ser via de mão dupla
A assembleia do Sintsef-BA, realizada ontem em Salvador, que marcou o Dia Nacional de Lutas com Paralisação, levantou uma falsa polêmica. Alguns filiados queixaram-se da postura do sindicato, da CUT e da Condsef, por observarem um suposto arrefecimento da sua capacidade em organizar a luta dos trabalhadores, além de conivência com o poder durante os dois governos Lula e, agora, na gestão a presidenta Dilma.
Em resposta ao plenário, o Sintsef lembrou que sindicato é sindicato, governo é governo. O papel da entidade é lutar pelos interesses de sua base e uma rápida observação nas Campanhas Salariais dos últimos anos comprovam que o Sintsef-BA não fugiu ao seu dever.
A Condsef é uma entidade agregadora, que procura reunir, no processo de enfrentamento com o governo, um conjunto de entidades representativas dos mais diversos setores do funcionalismo federal capaz de construir um movimento forte, em busca de uma pauta geral e unificada.
No processo, encontrou o apoio fundamental da CUT, que sempre participou das negociações e mobilizações, além de nunca se furtar a críticas ásperas à política do governo, como a de privilegiar a classe empresarial e reduzir investimentos no setor público.
Para Erilza Galvão, Coordenadora de Formação do Sintsef-BA, uma negociação é uma correlação de forças e, nela, sindicato e base não são elementos distintos, mas parte de um só todo. “Nossa relação deve ser como uma via de mão dupla”, explicou. “Se o sindicato não procura a base, cabe aos filiados ir até ele, provoca-lo e exigir a sua presença”.
Em negociações passadas, foi a participação intensa dos trabalhadores nas atividades que fizeram com que o governo recuasse de suas pretensões iniciais e garantisse acordos históricos para toda a categoria.
Agenda
A Condsef divulgou o novo calendário de reuniões com a Secretaria de Relações de Trabalho do MPOG para tratar de demandas específicas de sua base. Confira:
09/05 - 17h - C&T
16/05 - 10h - MMA
16/05 - 15h - INMETRO
17/05 - 17h - INPI
22/05 - 10h - ANISTIADOS
22/05 - 15h - Inst. E.Chagas
22/05 – 17h - ABIN
23/05 - 10h - INEP/FNDE
23/05 - 15h - PCCTM
23/05 - 17h – DNIT
Capesesp
As eleições para a presidência da Caixa de Previdência e Assistência dos Servidores da Fundação Nacional de Saúde (CAPESESP) acontecem em 29 de maio. Os trabalhadores lutam para administrar os seu plano de saúde e para isso montaram sua própria Chapa, a Chapa 1. Eles lutam contra os aumentos abusivos e dar mais transparência à gestão da entidade. Participe da eleição e faça valer sua vontade: vote Chapa 1.
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário