CUT celebra 1º de Maio com ato político e cultural em Salvador


Desenvolvimento, cidadania e valorização do trabalho" é o tema das comemorações do 1° de Maio, Dia do Trabalhador da CUT-BA em 2013.
Dia do Trabalhador
CUT celebra 1º de Maio com ato político e cultural em Salvador
Desenvolvimento, cidadania e valorização do trabalho" é o tema das comemorações do 1° de Maio, Dia do Trabalhador da CUT-BA em 2013. O palco da festividade na capital baiana é o Pelourinho, onde serão realizados show de Mariene de Castro e outras atrações, além de ato político, apresentações culturais e comercialização de alimentos e produtos em geral da economia solidária.
As atrações terão início às 14h, com apresentações musicais no Terreiro de Jesus. A Praça Quincas Berro D'Água será destinada a uma praça de alimentação e venda de produtos da economia solidária.
O presidente da CUT-BA, Cedro Silva, destaca que neste ano os trabalhadores tem muito o que comemorar, principalmente com as conquistas históricas das domésticas e dos vigilantes. Ele faz um chamado às entidades filiadas à CUT e à população em geral para que estejam presentes à atividade. “A CUT é resultado desse esforço coletivo, uma entidade sempre atenta às demandas da sociedade. Vamos fazer uma festa para marcar a nossa história”, diz.
Entre as bandeiras de luta da Central que estarão em destaque neste 1° de maio estão: Redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário; Fim do fator previdenciário; 10% do PIB para a educação; Negociação coletiva no setor público; Reforma agrária e política agrícola; 10% do orçamento da União para a saúde; Combate à demissão imotivada; Valorização das aposentadorias; Salário igual para trabalho igual ; Mais investimento público; Correção da tabela do Imposto de Renda; Não ao PL da terceirização de Sandro Mabel.
Nos seus 30 anos de lutas, a CUT está presente em todos os ramos de atividade econômica do país e consolida-se como a maior central sindical do Brasil e na América Latina e a 5ª maior do mundo. (Fonte: CUT Bahia)
Negociação coletiva
A Condsef promoveu um seminário com suas entidades filiadas nesta quinta-feira, 25, em Brasília, sobre negociação coletiva e direito de greve. Seguindo a recomendação da entidade, os sindicatos gerais promoveram debates nos estados e trouxeram para o seminário o conteúdo do que vêm pensando a categoria a respeito desses temas que estão na ordem do dia para o setor. Os últimos congressos da Condsef legitimaram a construção e busca pela consolidação de uma proposta que assegure esses direitos aos servidores. O seminário foi importante para aglutinar os pensamentos da categoria em torno da negociação coletiva e direito de greve. Alguns pontos foram levantados e serão levados à plenária nacional da Confederação que acontece nesta sexta, 25. Os pontos aprovados na plenária serão levados para o debate que acontece no fórum que reúne 31 entidades nacionais em defesa dos servidores e serviços públicos. (Fonte: Condsef)
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário