Assembleia no DNIT-BA: Trabalhadores aprovam indicativo de greve para o dia 25/06


Reunidos com o Sintsef-BA em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, em Salvador, trabalhadores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Bahia (Dnit-BA) aprovaram por unanimidade o indicativo de greve nacional da categoria por tempo indeterminado a partir do dia 25 de junho.
Assembleia no DNIT-BA
Trabalhadores aprovam indicativo de greve para o dia 25/06
Reunidos com o Sintsef-BA em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, em Salvador, trabalhadores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Bahia (Dnit-BA) aprovaram por unanimidade o indicativo de greve nacional da categoria por tempo indeterminado a partir do dia 25 de junho.
A decisão foi tomada baseada no processo de negociações que vem sendo travado com o governo. A inércia no retorno de respostas às pautas apresentadas pela categoria fez com que os servidores tomassem a decisão de deflagrar a greve. Há pelo menos cinco anos os servidores do Dnit vêm tentando firmar um acordo com o governo e desde então seguem sem reajuste em seus proventos. O Dnit está entre as categorias que não aceitaram acordo com o governo no processo de negociações do ano passado e que garantiu média de reajuste de 15,8% - divididos em três anos. Este ano, o próprio governo apresentou um roteiro de reuniões para tentar superar os conflitos com o setor.
A metodologia apresentada e acatada pelos trabalhadores envolvia a realização de três reuniões. Na primeira, os trabalhadores apresentaram sua proposta e reivindicações ao governo. Na segunda, ao invés de apresentar retorno sobre a pauta da categoria, o Planejamento recuou e solicitou a repactuação de prazos para apresentação de respostas. A SRT alegou que não estava autorizada a negociar reajustes diferentes do padrão de 15,8% em três anos.
Uma terceira reunião deveria ocorrer para tentar a busca de um consenso entre trabalhadores e governo. Como a evolução das conversas não aponta para a solução do impasse instalado, os servidores consideraram este o momento certo para buscar a pressão necessária que garanta atendimento dos itens mais urgentes da pauta já apresentada. (com informações da Condsef)
Encontro jurídico
A Condsef convoca os assessores jurídicos, diretores da Coordenação Jurídica ou representantes legais das suas entidades filiadas para participarem do Encontro do Coletivo Jurídico nos dias 29, 30 e 31 de agosto/2013, em Brasília. O evento terá como objetivo discutir temas jurídicos de interesse da categoria.
Dia de luta
No próximo dia 12 de junho, sindicatos filiados à Condsef promovem em todo o Brasil um Dia Nacional de Luta. O objetivo é pressionar o governo para que regulamente a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho. A norma internacional prevê, além de outros princípios, a liberdade sindical e o direito à negociação coletiva para servidores públicos nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal. Também na mesma data, a Internacional de Serviços Públicos (ISP) promove uma Jornada Mundial Contra as Violações dos Direitos Sindicais e em Defesa de um Serviço Público de Qualidade para Todos.
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário