Em dia histórico, Sintsef-BA participa de ato das centrais


Ao longo das manifestações que marcaram o Dia Nacional de Luta, realizado ontem, 11 de junho...
11 de Julho – Dia Nacional de Luta
Em dia histórico, Sintsef-BA participa de ato das centrais
Ao longo das manifestações que marcaram o Dia Nacional de Luta, realizado ontem, 11 de junho, mais de um vez ouviu-se nas ruas de Salvador: “Estamos fazendo história neste momento!”. De fato os trabalhadores brasileiros não apenas mostraram a sua pauta de reivindicações, como deram um show de cidadania, respeito e organização.
Preparado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), em parceria com as demais centrais sindicais, o ato reuniu trabalhadores dos mais variados segmentos do campo e da cidade, de setores público e privado, em todo o país.
O Sintsef-BA aproveitou a mobilização para fortalecer a luta em torno das suas pautas históricas, que também integram a Campanha Salarial 2013. Pela manhã, os dirigentes do sindicato percorreram os órgãos que confirmaram adesão ao movimento, em Salvador. Atos públicos foram realizados na porta do DNIT e Ministério da Agricultura. Trabalhadores da Funasa Graça e da sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego também suspenderam as atividades. No interior do estado, a Ceplac Itabuna paralisou as atividades e os núcleos regionais do sindicato engrossaram manifestações locais.
“Estamos nas ruas para defender um serviço público de qualidade gratuito e universal e protestar contra o desgaste do atual modelo de negociação com o governo”, afirmou, no DNIT, Edvaldo Pitanga, Coordenador Geral do Sintsef-BA. “Todo ano é a mesma coisa: as negociações travam e/ou o governo não cumpre os acordos que pactua. A luta unificada dos trabalhadores fez com que o governo Dilma assinasse o decreto que reafirma o compromisso do governo em regulamentar a Convenção 151 da OIT, que estabelece a negociação coletiva no serviço público.” Mas o decreto não estipula um prazo para tanto. “Nossa luta vai continuar cada vez mais forte”, salientou.
União de esforços
“O palco da Delegacia Federal da Agricultura [DFA] na Bahia é histórico”, lembrou Erilza Galvão, Coordenadora de Formação do Sintsef-BA e também dirigente da Condsef, referindo-se às mobilizações marcantes do sindicato com a participação dos trabalhadores do órgão, desde a sua fundação, há quase 24 anos. A frase foi proferida em um ato público na porta do órgão, em Salvador, no Dia Nacional de Luta, realizado ontem, 11 de julho. O ato foi realizado em parceria com a ANFFA Sindical, associação nacional que representa os ficais federais agropecuários, e destacou que, além das lutas específicas de cada setor, é importante reforçar também a bandeira coletiva dos sindicatos gerais. “É importante somarmos esforços a outras mobilizações. A bandeira do serviço público de qualidade não é só para quem trabalha nele, mas para a população”, lembrou. À tarde, os trabalhadores da DFA participaram da grande caminhada unificada das centrais sindicais, no centro da capital baiana.
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário