Nesta quinta-feira, 17, em Salvador, a CUT-BA realizará o Seminário “Violência e gênero nas relações de trabalho: assédio moral e sexual e adoecimento no ambiente de trabalho”. A atividade será no Sindae, em Salvador, de 14h às 17h, com participação de representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), bem como da CUT Nacional e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
A atividade é coordenada pela secretária de Mulheres da CUT-BA, Vera Carvalho, em conjunto com outros dirigentes da Central baiana. O presidente da CUT-BA, Cedro Silva, faz um chamado a todos para que participem da atividade. “É um assunto de extrema importância para melhorar as relações no mundo do trabalho”.
Confira a programação:
14h30 às 15h – palestra: “Panorama, Visão Institucional e Intersindical sobre Violência e Gênero nas Relações de Trabalho: Assédio Moral e Sexual e Adoecimento no Ambiente de Trabalho” – Representante do DIEESE.
15h às 15h25 – Debate
15h30h às 16h30 – Diálogo: “Politicas Públicas e Ações Institucionais no Enfoque da Violência nas Relações de Trabalho- Assédio Moral, Sexual e Adoecimento no Ambiente de Trabalho : Perspectivas, Possibilidades e Entraves.” Representante do INSS/GEXSAL ; Representante do MTE- Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte – SETRE/BA; Representante Secretaria de Direitos Humanos – SDH(PE); Ministério Público do Trabalho
16h35 às 16h45 – Intervalo
16h45 às 17h - Apresentação dos indicatos sobre: “Ocorrências, Experiencias e Ações no Combate à Violência nas Relações de Trabalho: Assédio Moral, Sexual e Adoecimento no ambiente de trabalho”. Coordenação: Vladimir Cardoso e Vera Carvalho (representantes da CUT-BA)
17h30 – Encerramento.
(Fonte: CUT-BA)
Tristeza
É com profunda tristeza que comunicamos que foram encontrados e identificados na manhã desta terça-feira (15), os dois últimos corpos que continuavam desaparecidos após o naufrágio da embarcação presente na procissão do Círio Fluvial, no último sábado (12), em Macapá, capital do Amapá: o de nossa eterna companheira presidenta da CUT-AP, Odete Gomes, localizado junto ao barco, e o de Raimunda Flora, esposa de um funcionário do Sindsep. Odete deixa várias lições e todo seu legado de luta e princípios. A CUT e o movimento sindical brasileiro perdem uma importante liderança, guerreira, militante, que sempre esteve à frente das lutas contra a injustiça. Sindicalista, mãe, feminista e feminina, batalhava para criar seus quatro filhos com a mesma atenção e afeto que tinha pelo movimento sindical. O Sintsef-BA faz coro ao lamento de todos que a conheçaram e expressa aqui os mais profundos sentimentos aos familiares de todas as vítimas desta tragédia.(com informações da CUT)