Dia da Consciência Negra: Sintsef-BA reafirma sua luta por igualdade de oportunidades


Nesta quarta-feira, 20 de novembro, o Brasil comemora o Dia da Consciência Negra. Conquista histórica da luta...
Dia da Consciência Negra
Sintsef-BA reafirma sua luta por igualdade de oportunidades
Nesta quarta-feira, 20 de novembro, o Brasil comemora o Dia da Consciência Negra. Conquista histórica da luta dos movimentos negros no país, a data é celebrada desde 1971 e foi escolhida por coincidir com a data da morte de Zumbi dos Palmares, herói da resistência anti-escravagista brasileira. Steve Biko (1946-1977), importante ativista das lutas contra o apartheid na África do Sul na década de 1960, definiu Consciência Negra como a percepção pelo homem negro da necessidade de juntar forças com seus irmãos em torno da causa de sua atuação – a negritude de sua pele - e de agir como um grupo, a fim de se libertarem das correntes que os prendem em uma servidão perpétua.
Partindo dessa premissa, a data negra foi instituída como uma resposta às comemorações do 13 de maio no Brasil. Não fazia sentido festejar uma abolição da escravatura que só havia acontecido no papel: a lei não determinara medidas concretas, práticas, palpáveis em favor do negro brasileiro, capaz de garantir-lhe cidadania plena e igualdade de oportunidades.
Ainda hoje, após alguns avanços, como a questão das cotas no ensino superior e a própria criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a data é oportuna para discutir os desafios da inclusão racial no Brasil.
O Sintsef-BA sempre busca inserir nos debates com a sua base o tema da igualdade de oportunidades nos moldes defendidos pela Internacional de Serviços Públicos (ISP). Campanhas como “Ninguém nasce racista” combatem o preconceito e destacam a necessidade de ações afirmativas para superar a discriminação por conta de raça, orientação sexual, gênero e idade. A luta do Sintsef-BA consiste em refutar toda forma de discriminação e resgatar a capacidade das pessoas de se tratarem como iguais.
Semifinal
O XV Campeonato de Futebol dos SPFs chega à sua semi-final neste sábado, 23. As equipes da DNOCS x DNPM e Marinha x INCRA prometem empolgar a torcida e se enfrentam a partir das 9h, no Clube da ASDNER, em Itapoan, após o Colégio Lomanto Júnior. A grande final do Campeonato será realizada no sábado seguinte, dia 07/12, no mesmo local. Participe, leve sua família e prestigie essa grande confraternização esportiva.
Mobilização no Senado
Representantes do movimento sindical vão se reunir nesta quarta-feira (20), no Senado, para protestar contra o projeto de lei (PLS 710/11), do senador Romero Jucá (PMDB-RR). O projeto obriga 24 áreas do serviço público a manter de 50% a 80% do efetivo durante as paralisações. A CUT defende que primeiro é preciso regulamentar as relações entre sindicatos e o governo e só então definir parâmetros para a realização de greve. (Fonte: Agência Câmara)
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário