1º de Maio: Data é referência na luta por trabalho decente


O Dia do Trabalhador será comemorado nesta quinta-feira. A data faz parte da pauta unificada dos servidores que defendem data-base para a categoria em 1º maio. O Sintsef-BA, a Condsef e a CUT...
1º de Maio
Data é referência na luta por trabalho decente
O Dia do Trabalhador será comemorado nesta quinta-feira. A data faz parte da pauta unificada dos servidores que defendem data-base para a categoria em 1º maio. O Sintsef-BA, a Condsef e a CUT, entidades que organizam a luta unificada dos servidores federais, seguem debatendo estratégias de mobilização capazes de fazer frente à política imobilista imposta pelo governo federal no processo de negociação. O objetivo é melhorar as condições de trabalho e garantir mais qualidade nos serviços prestados à população.
A ameaça da precarização, que avança por sobre as relações trabalhistas, degrada também a vida das famílias. Muitas conquistas são desrespeitadas pelas grandes corporações econômicas nacionais e internacionais e, não raro, até mesmo pelo poder público.
Neste dia do trabalhador e da trabalhadora, o Sintsef-BA, além de manifestar suas preocupações com o que vem acontecendo hoje no mundo do trabalho, afirma-se atento aos desafios e solidário aos que lutam por dias melhores. O país em que vivemos foi construído pela força dos trabalhadores e precisa cada vez mais alinhar a lógica desenvolvimentista do crescimento econômico à da justiça social.
Ao longo dos quase 120 anos em que a 1º de Maio é celebrado no Brasil, os trabalhadores e suas organizações, como as entidades sindicais, travam uma incessante e heroica luta por mais direitos e por uma sociedade em que o trabalho, finalmente livre da exploração, constitua a realização plena das capacidades criadoras do ser humano. Parabéns aos trabalhadores e trabalhadoras que diariamente confiam e acreditam nesta bandeira universal.
Na quinta-feira, dia do trabalhador, em Salvador, o Terreiro de Jesus será palco de um ato-show das Centrais sindicais que marca e resgata a história de luta de centenas de trabalhadores brasileiros.
A CUT e a Copa
A agenda de lutas sociais, a Copa do mundo e a luta dos trabalhadores foram o tema do primeiro ciclo de debates organizado pela Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT-BA) para homenagear o 1º de maio, dia do Trabalhador. Trabalhadores da base do Sintsef-BA participaram do evento. O Coordenador Geral do Sintsef-BA e dirigente da Condsef, Edvaldo Pitanga, coordenou uma das mesas, que discutiu o papel da classe trabalhadora nas prováveis manifestações durante a Copa do Mundo de 2014. Debatedores de diversas esferas abordaram temas fundamentais, como a necessidade de as entidades não deixar de fazer a disputa política de conteúdo (caso contrário correm o risco de se tornarem obsoletas) e se movimentarem com a população na luta por ampliação de direitos. “Somos nós que construímos a força social para que o governo avance e acate nossas reivindicações”, explicou o Secretário de Políticas para a Juventude da CUT Nacional, Alfredo Santana Júnior.
Expediente
Informamos que, por motivos de segurança não haverá expediente na sede (em Salvador), no dia 02 de maio (sexta-feira), retornaremos as nossas atividades no dia 05 de maio do corrente (segunda-feira). Coordenação de Administração
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário