Blog da Usinagem


Ibama: Assembleia aponta para o fortalecimento da mobilização

“Não podemos nos omitir. Todos os avanços que obtivemos em nossa história foi à custa de muita organização e luta”, pontuou Edvaldo Pitanga, Coordenador Geral do Sintsef-BA, em uma assembleia...

Ibama

Assembleia aponta para o fortalecimento da mobilização

“Não podemos nos omitir. Todos os avanços que obtivemos em nossa história foi à custa de muita organização e luta”, pontuou Edvaldo Pitanga, Coordenador Geral do Sintsef-BA, em uma assembleia dos trabalhadores do Ibama, realizada na manhã desta quinta-feira, 22, em Salvador.  A assembleia integrou o calendário de encontros promovidos pelo sindicato para ouvir a sua base a respeito do calendário de lutas nacional proposto para os próximos dias (incluindo aí um indicativo de greve a partir do dia 10 de junho).

Os trabalhadores discutiram aspectos da pauta de reivindicações da categoria, como reajuste salarial, a mudança de parâmetros na avaliação de desempenho, reajuste nos benefícios, como o vale-alimentação, regulamentação da convenção 151 da OIT, que estabelece a negociação coletiva no âmbito do serviço público, entre outros. A pressão da categoria é essencial para garantir a aprovação para a garantia de conquistas com brevidade, por conta das limitações do ano eleitoral.

Entre os desafios apresentados para o serviço público, está o da continuidade, em vista do envelhecimento dos trabalhadores, da insuficiente reposição de mão-de-obra e da evasão de novos servidores contratados para carreiras mais atrativas, melhor remuneradas e com melhores condições de trabalho.

“Nosso desafio também é deixar claro que a mobilização não é contra a sociedade, mas em prol dela: estamos lutando para melhor os órgãos, por um serviço público gratuito e de qualidade” resumiu Erilza Galvão, Coordenadora de Formação do Sintsef-BA. Os trabalhadores do Ibama participarão da assembleia geral do Sintsef-BA, que acontecerá no dia 27 de maio, às 10h, na sede do sindicato, em Salvador. Eles também planejam uma atividade de mobilização no dia 05 de junho, dia mundial do meio-ambiente.


 

Ciclo de Debates

Previdência Pública e Privada é o tema da próxima atividade do Ciclo de Debates que vem sendo realizado pela CUT-BA, em Salvador. Esta nova etapa do Ciclo, coordenado pela Secretaria de Relações de Trabalho da CUT-BA, acontecerá no auditório do Sindprev, no sábado, em 31 de maio, de 9h às 13h30. O dirigente nacional da CUT, Pedro Armengol, tem presença confirmada. Entre os palestrantes estão confirmados também: o deputado federal Amauri Teixeira (PT-BA); o consultor legislativo José Pinto da Mota Filho; o secretário de Previdência e Seguridade Social da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Paulo César Chamadoiro; o professor de Direito Previdenciário da PUC-RS, Daisson Portanova. As duas mesas debatedoras tratarão dos seguintes temas: “Previdência no Setor Privado” e “Previdência Pública e Fundos de Pensão”.  O Sindprev está localizado na Rua Engenheiro Lima e Silva, 4, Nazaré. Compareça e participe!

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.