Blog da Usinagem


Compromisso: Dilma afirma que manterá diálogo com trabalhadores

A CUT reivindicou e a presidenta Dilma Rousseff se comprometeu a instalar uma mesa de negociação permanente para discutir uma agenda de reivindicações da classe trabalhadora. No encontro...

Compromisso

Dilma afirma que manterá diálogo com trabalhadores

 

A CUT reivindicou e a presidenta Dilma Rousseff se comprometeu a instalar uma mesa de negociação permanente para discutir uma agenda de reivindicações da classe trabalhadora. No encontro que reuniu outras centrais sindicais, o presidente da CUT, Vagner Freitas, cobrou a manutenção de políticas sociais para a classe trabalhadora e ampliação do diálogo com o movimento sindical. Dilma reafirmou aos representantes dos trabalhadores o compromisso firmado durante a campanha eleitoral de ampliar e estabelecer um diálogo permanente com a categoria. A presidenta destacou ainda a manutenção de políticas públicas de geração de renda e a política de valorização do salário mínimo.

Servidores de todas as esferas (Federal, Estadual e Municipal) devem ficar atentos. O compromisso inclui a abertura de uma mesa de negociação para discutir medidas para regulamentar a Convenção 151 da OIT que assegura direito à negociação coletiva no setor público. A Condsef também vai continuar cobrando o diálogo de onze pontos urgentes para a categoria que fazem parte de uma agenda propositiva (veja aqui) assumida por Dilma durante a campanha eleitoral.

O diálogo permanente também inclui a busca de medidas alternativas ao fator previdenciário. Dilma também disse que vai corrigir a tabela do Imposto de Renda para 2015. O presidente da CUT considerou a reunião positiva e acredita que a abertura de um processo de negociação permanente será importante para destravar os principais itens da pauta dos trabalhadores.

Além do diálogo com a Presidência da República, a CUT lembra que é preciso encontrar soluções também para destravar a pauta da classe trabalhadora no Congresso Nacional. A pauta de reivindicações foi entregue em março do ano passado depois de uma marcha que reuniu mais de 50 mil em Brasília. (Fonte: CUT)

 


Pauta da CUT

A pauta de reivindicações da CUT, entregue em março do ano passado à Presidenta Dilma, depois de uma marcha que reuniu mais de 50 mil em Brasília, inclui, além da regulamentação da negociação coletiva no setor público, a busca pelo fim do fator previdenciário; manutenção da política de valorização do salário mínimo; correção da tabela do imposto de renda; reforma agrária e políticas de fortalecimento da agricultura familiar; redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário; reforma tributária; regulamentação dos meios de comunicação e reforma política.

 


Fim de ano

O Sintsef-BA comunica o seu calendário de funcionamento a partir do fim do ano. Estaremos em recesso natalino no período de 22/12/2014 a 02/01/2015, quando a sede, delegacias sindicais e núcleos regionais estarão fechados. A partir de 05/01 e até o dia 20/02/2015 o horário de expediente será reduzido: funcionaremos das 08h às 13h.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.